sexta-feira, 5 de agosto de 2016

EXPANSÃO DA CARTA MAGNA DA UMBANDA

A Carta Magna da Umbanda a cada dia vem sendo mais conhecida e reconhecida.

Esta matéria que saiu no Jornal Hora Grande está falando do reconhecimento do documento pela OAB/SP e falando do documento em geral.

Confiram a matéria!

www.cartamagnadaumbanda.com.br
www.souesp.com.br





quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS RIO 2016



É com grande satisfação que fazemos esta postagem, com o gosto da vitória!

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá o tradicional Centro Ecumênico, na intenção de atender os atletas que precisarem de um apoio religioso. Porém foram escolhidas apenas cinco religiões para fazerem parte do Centro Ecumênico, o cristianismo, o islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo.

Nenhuma religião de matriz africana foi colocada para participar do Cento Ecumênico, então nossos irmãos do Primado de Umbanda do Rio de Janeiro, representantes da Carta Magna da Umbanda foram atrás desta situação, e foi concedida a participação da Umbanda e do Candomblé no Centro Ecumênico pelo Ministério Público.

Porém esta autorização não foi suficiente, pois o Presidente do COI não autorizou a participação das religiões de matrizes africanas, e foi então que o Deputado Estadual Átila Nunes do Rio de Janeiro entrou com uma liminar, e conseguiu a participação da Umbanda e do Candomblé nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conforme os documentos acima.

Nós umbandistas temos que agradecer ao Deputado Átila Nunes, ao Primado de Umbanda do Rio de Janeiro, e a todos os trabalhadores da Carta Magna da Umbanda.

Temos aí uma prova do quanto é importante a união de forças do nosso povo!

Axé!

OGUM QUE "ÓIA EU"


A religião e a capoeira

Duas manifestações vindas das senzalas que retratam a fé, a esperança, e a luta do povo negro escravizado.

Povo judiado e mal tratado, retirado de sua pátria e do seio de sua família, e mesmo assim encontraram uma maneira de deixar suas crenças vivas, acharam uma maneira de se defender e de se divertir.

Ogum que “óia eu” olhe sempre por seu povo, abra todos os caminhos e nos proteja sempre!

OGUNHÊ MEU PAI!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SETE LINHAS DA UMBANDA



O Preto Velho Tio Antônio, Entidade que trabalhava com Zélio Fernandino de Moraes desde 1908, foi o primeiro a nomear “Sete Linhas de Umbanda” difundidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. 

O primeiro registro existente com o tema foi escrito por Leal de Souza, em seu livro: “O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda”, de 1933. Só que as teorias sobre os Orixás não ficaram muito esclarecidas, gerando muitas dúvidas. E por este motivo muitas outras frentes fizeram suas denominações das 7 linhas da Umbanda.

A Casa Estrela Guia por determinação do Plano Espiritual e da Cabocla Iara entende as 7 Linhas da Umbanda da seguinte maneira:

1) Linha de Oxalá
Dentro da Linha de Oxalá, temos a atuação da Linha de Ibeji e da Linha do Oriente.

2)  Linha de Ogum

3) Linha de Oxóssi

4) Linha de Iemanjá
Dentro da Linha de Iemanjá, temos a atuação de Nanã Buruquê, de Oxum.

5) Linha de Iansã

6) Linha de Xangô

7) Linha das Almas
Linha dirigida e inspecionada por Omulú (a morte – o velho) e por Obaluaê (a vida – o novo)