sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CONTAGEM REGRESSIVA - FESTAAAAAAAAAAA

Boa tarde, 
Começamos organizar nossa Festa de Cosme e contamos com a presença dos nossos amigos e irmãos...
FELIZ...FELIZ... é o momento muito esperado pela nossa Casa e como sempre cada ano, temos um novo desafio, este ano o terreiro será enfeitado com ESTRELAS.
Erês, Ibejadas, Yori, “Crianças”, Encantados, Anjos, Andorinhas, Cosme & Damião com Doum ou sem Doum… Não importa!!!
O nome, a designação, o título, não é relevante!
Cor, feito, brinquedo ou movimento não é ressaltante!
O bom, o certo, o formidável, o admirável, o respeitável, o Sagrado é tê-los no coração, é saber que não deixam que nos derrubem e que são nossos “Amigos”.
Ahhhh… Quantas oportunidades perdidas quando as “crianças” se manifestam em nossa Umbanda. Quantas pessoas menosprezam o poder e a ação da Linha das Crianças. Quantos confundem alegria com ingenuidade, inocência, ignorância, bobeira e assim perdem momentos mágicos de transformação. Sabemos que poucos são aqueles que dão a devida importância às giras onde o trabalho acontece com a linha de Crianças. Com suas balinhas “melecadas” e falas infantis, recebem pouca valorização por parte da assistência que vê essas entidades como sendo ‘apenas crianças’ que não têm capacidade de ajudar em seus problemas. Percebemos até mesmo médiuns cheios de vergonha e preocupados com o que os outros irão pensar vendo-o, por exemplo, com o dedo na boca e falando errado. Além, é claro, de descaracterizar a figura autoritária e machista que muitos homens impõem às pessoas em sua volta, mexendo com o ego e a vaidade. Tudo isso é uma pena, pois atrás dessa vibração infantil se escondem espíritos de extraordinário conhecimento, sem contar a força pura da natureza que é capaz de envolver o íntimo de qualquer pessoa, afinal é impossível conter os risos diante das palavras e atitudes dessas crianças, o que, mais uma vez, é puro ato de magia transmutadora e transformadora.



Axé

Olá pessoal, bom dia!

A todos que acompanham nossa Casa, vamos voltar com as nossas postagens para trazer conhecimento aos nossos seguidores e chegamos com uma novidade.

Nosso Pai Alexandre, está participando de um programa falando sobre Umbanda na rádio SENSORIAL FM toda Sexta-feira às 10h.

Sintonize: http://sensorialfm.com.br/ e participe, deixando suas perguntas no nosso BLOG ou na nossa página do facebook https://www.facebook.com/cegestrelaguia/



Abraços,

Mãe Priscilla

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

EXPANSÃO DA CARTA MAGNA DA UMBANDA

A Carta Magna da Umbanda a cada dia vem sendo mais conhecida e reconhecida.

Esta matéria que saiu no Jornal Hora Grande está falando do reconhecimento do documento pela OAB/SP e falando do documento em geral.

Confiram a matéria!

www.cartamagnadaumbanda.com.br
www.souesp.com.br





quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS RIO 2016



É com grande satisfação que fazemos esta postagem, com o gosto da vitória!

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá o tradicional Centro Ecumênico, na intenção de atender os atletas que precisarem de um apoio religioso. Porém foram escolhidas apenas cinco religiões para fazerem parte do Centro Ecumênico, o cristianismo, o islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo.

Nenhuma religião de matriz africana foi colocada para participar do Cento Ecumênico, então nossos irmãos do Primado de Umbanda do Rio de Janeiro, representantes da Carta Magna da Umbanda foram atrás desta situação, e foi concedida a participação da Umbanda e do Candomblé no Centro Ecumênico pelo Ministério Público.

Porém esta autorização não foi suficiente, pois o Presidente do COI não autorizou a participação das religiões de matrizes africanas, e foi então que o Deputado Estadual Átila Nunes do Rio de Janeiro entrou com uma liminar, e conseguiu a participação da Umbanda e do Candomblé nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conforme os documentos acima.

Nós umbandistas temos que agradecer ao Deputado Átila Nunes, ao Primado de Umbanda do Rio de Janeiro, e a todos os trabalhadores da Carta Magna da Umbanda.

Temos aí uma prova do quanto é importante a união de forças do nosso povo!

Axé!

OGUM QUE "ÓIA EU"


A religião e a capoeira

Duas manifestações vindas das senzalas que retratam a fé, a esperança, e a luta do povo negro escravizado.

Povo judiado e mal tratado, retirado de sua pátria e do seio de sua família, e mesmo assim encontraram uma maneira de deixar suas crenças vivas, acharam uma maneira de se defender e de se divertir.

Ogum que “óia eu” olhe sempre por seu povo, abra todos os caminhos e nos proteja sempre!

OGUNHÊ MEU PAI!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SETE LINHAS DA UMBANDA



O Preto Velho Tio Antônio, Entidade que trabalhava com Zélio Fernandino de Moraes desde 1908, foi o primeiro a nomear “Sete Linhas de Umbanda” difundidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. 

O primeiro registro existente com o tema foi escrito por Leal de Souza, em seu livro: “O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda”, de 1933. Só que as teorias sobre os Orixás não ficaram muito esclarecidas, gerando muitas dúvidas. E por este motivo muitas outras frentes fizeram suas denominações das 7 linhas da Umbanda.

A Casa Estrela Guia por determinação do Plano Espiritual e da Cabocla Iara entende as 7 Linhas da Umbanda da seguinte maneira:

1) Linha de Oxalá
Dentro da Linha de Oxalá, temos a atuação da Linha de Ibeji e da Linha do Oriente.

2)  Linha de Ogum

3) Linha de Oxóssi

4) Linha de Iemanjá
Dentro da Linha de Iemanjá, temos a atuação de Nanã Buruquê, de Oxum.

5) Linha de Iansã

6) Linha de Xangô

7) Linha das Almas
Linha dirigida e inspecionada por Omulú (a morte – o velho) e por Obaluaê (a vida – o novo)


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

QUARESMA! O TERREIRO DEVE FECHAR?



Entramos no período da Quaresma, e todos os anos temos os questionamentos se o Terreiro irá funcionar ou não, e opiniões diversas, afirmando que deveria funcionar ou não.

Não vou expor a explicação pautando em certo e errado, cada Terreiro tem sua tradição e deve ser respeitada, irei apenas colocar como a Casa Estrela Guia entende e funciona neste período.

Os Terreiros que têm maior influência a Cultura Yorubá tem uma precaução muito grande no período da Quaresma, alguns Terreiros inclusive fecham e não fazem trabalhos nesse período, e colocam o chamado Contregum (cordão de palha trançado, com búzios encaixados amarrado no braço) nos participantes, e estes ficam o período da Quaresma em preceito. Isso ocorre porque segundo a Mitologia Yorubá, nesse período os Orixás estão em guerra, e os seres humanos que estão no Ayê (terra) ficam desprotegidos.

Os Terreiros com maiores influências Católicas ligam o período da Quaresma ao período em que Jesus passou os 40 dias no deserto e foi tentado pelo Diabo, e toda a representação da Santa Ceia, Caminho do Calvário, Crucificação e Ressurreição. Então para eles, neste período o baixo astral está solto, podendo causar muitos problemas, e muitos desses Terreiros também não abrem as portas neste período.

Sabemos também que os praticantes de magia, que fazem o mal a outras pessoas, utilizam desta época para concentrarem seus trabalhos mais pesados, e isto com certeza tem um reflexo no lado espiritual.

Na Casa Estrela Guia, temos o seguinte ensinamento do Plano Espiritual. O carnaval é uma época onde o baixo astral tem grande influência, isso porque temos grande consumo de drogas, muitas pessoas abusando de bebidas alcoólicas, muita promiscuidade, etc. essas atitudes atraem espíritos afins, e então temos uma maior atuação do baixo astral por este motivo, e o período da Quaresma é um período em que as baixas vibrações provindas do carnaval ainda estão voltando para os seus devidos lugares.

Apesar de toda essa baixa vibração, isso não é motivo para não desenvolvermos nosso trabalho, porque independente de qualquer vibração negativa, quem mais pode é Deus, e temos todas as forças dos nossos Guias e Orixás.
Pensando por esta lógica, quanto mais o baixo astral trabalha, mais temos que trabalhar para combater, e não fechar o Terreiro para nos precaver. Geralmente nessa época, os Baianos amarram uma proteção extra em todos, para que fique mais fácil a dissipação de energias que possam nos atrapalhar, e fora isso, o trabalho continua normalmente.

Boa Quaresma a todos!

Axé!

Pai Alexandre

Leiam: http://cegestrelaguia.blogspot.com.br/search/label/P%C3%A1scoa%20-%20Semana%20Santa%20-%20Quaresma

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

POMBA GIRA É...?



O comentarista do carnaval da Tv Globo, o Sr. Milton Cunha, fez um comentário muito infeliz quando tentou explicar o que era uma Pomba Gira.

Vemos tantas lutas na intenção de explicar um pouco o funcionamento da nossa religião, para que os preconceitos sejam quebrados, e vem uma pessoa sem o real conhecimento do assunto, e faz um comentário no maior meio de comunicação do país em rede nacional, comparando a Pomba Gira com uma prostituta.

Nada contra as prostitutas, mas de uma vez por todas vamos entender que a POMBA GIRA NÃO FOI UMA PROSTITUTA na vida passada, e está na Umbanda para se regenerar, quem precisa se regenerar é quem pensa dessa maneira.

As Pomba Giras em nossos Terreiros são guardiãs, protetoras e mensageiras que trabalham na Linha de Esquerda, e não vamos entender Linha de Esquerda como algo ruim, e sim como uma outra polaridade, ou polaridade esgotadora digamos assim.

As Pomba Giras começaram a ter maior popularidade nos Terreiros nas décadas de 60 e 70, junto com os movimentos pela libertação feminina que ganhavam força nesta mesma época.

Desde então temos uma forte atuação das Pomba Giras com mulheres que de alguma forma sentem-se inferiores, elas trabalham para mostrar que toda mulher tem seu grande valor na sociedade e deve ser respeitada.

Então não vamos deixar que comentários sem fundamentos como o do Sr. Milton Cunha denigram a imagem das Pomba Giras e rebaixem o importante trabalho que elas fazem, vamos espalhar, divulgar e compartilhar.

Pai Alexandre

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O que é ser médium de Umbanda?




A Umbanda é uma das religiões mais belas e envolventes que existe. O altar, as guias de conta, a roupa branca, a música, os instrumentos, o arrepio ao ouvir os pontos cantados, a magia de termos espíritos enviados de Deus em contato conosco nos aconselhando, tudo isso é encantador, mas é só isso?

Muitos ao vivenciarem as experiências descritas acima, querem entrar para trabalhar no Terreiro, querem fazer parte, querem participar deste encanto todo, e ainda muitos enxergam os médiuns participantes do Terreiro como seres iluminados, pessoas especiais, os escolhidos por Deus para fazer todo este encanto acontecer, então a pessoa quer fazer parte desse maravilhoso universo também.

Outros associam a Umbanda com uma espécie de barganha, vou trabalhar no Terreiro para conseguir algo do lado material, para ter algum tipo de privilégio na parte material da vida. Muitos chegam ao Terreiro para conseguir resolver algum tipo de problema que tem no trabalho, ou até mesmo para conseguir um trabalho, problemas na família, doenças, etc. E na maioria das vezes, ao conseguir resolver o problema em questão, as pessoas deixam de freqüentar o Terreiro, e voltam a procurar assim que algum problema aparece.
Outros dentro desta linha de raciocínio resolvem participar do Terreiro imaginando que desta forma conseguirão afastar de vez qualquer tipo de problema da sua vida.

Nas duas situações acima, a pessoa que irá entrar no Terreiro não encontrará total êxito na sua busca, porque a Umbanda não é apenas isso.  É lógico que tem toda esta parte que nos encanta, e isso nos motiva muito, e também é claro que se uma pessoa chega ao Terreiro com algum tipo de problema, os Guias irão ajudar e interceder no problema até onde for permitido, até onde não mexa no resgate cármico da pessoa, porque se alguém precisa passar por algum tipo de situação por conta de resgate cármico, nenhum Guia irá interferir e mudar o seu destino, eles irão ajudar a esclarecer, e dar conselhos para que a pessoa passe pelo seu resgate da melhor maneira possível.
O principal foco dos Guias é nos colocar em contato com o sagrado, nos religar com Deus, mostrar que a Umbanda não está só para resolver os problemas, e sim para ser uma religião, ser uma maneira de conseguir levar uma vida de aprendizados, de autoconhecimento e de elevação espiritual. Os Guias irão mostrar que os médiuns que trabalham no Terreiro não são santos, são pessoas comuns, que tem um objetivo em comum e que entenderam a necessidade de se auto-analisar e melhorar os próprios defeitos.
A Umbanda vai ensinar que na maioria das vezes, os problemas que temos nas nossas vidas, são usados como muletas por nós, pois fica mais fácil dar uma desculpa e se escorar nas muletas, do que assumir os nossos próprios erros e defeitos. Como exemplo temos a história do homem que é alcoólatra e perdeu tudo na vida, e ele fala que ele bebe porque perdeu tudo, mas a verdade é que ele perdeu tudo porque ele bebe.

A Umbanda vai chutar as suas muletas, mas ela vai lhe dar as vitaminas necessárias para que suas pernas fiquem fortes, e consigam caminhar sozinhas.
A sua reforma intima vai acontecer de forma muito intensa, os seus próprios Guias irão cutucar e colocar pra fora tudo o que você quer esconder, mas isso serve, e muito, para o nosso aprimoramento espiritual.

Você passará a fazer parte, ser um elo da Corrente da casa, ou seja, tudo o que acontecer com você, refletirá nos demais, e vice e versa, e com esta afirmação entendemos o peso da responsabilidade das nossas ações para que os demais não sofram as conseqüências.

Como membro do Terreiro, você terá algumas obrigações, como o comparecimento nos trabalhos, aulas e demais eventos, terá que ajudar o Terreiro financeiramente, terá que se dedicar aos estudos, terá que passar pela sua reforma íntima, enfim, terá que se envolver como membro ativo da organização.

O fato dos consulentes terem a ilusão de que os membros do Terreiro são pessoas “iluminadas, especiais e escolhidas por Deus” pode de alguma maneira alimentar o ego e a vaidade desses trabalhadores, e o orgulho e a vaidade serão muito trabalhados em todos os participantes, e você terá que aprender a lidar com isso também.

Se você achar que o Terreiro vai ocupar muito tempo de sua vida, pelos dias que terá que estar presente, se dedicar as atividades e estudos do Terreiro, continue na assistência!

Se você achar que participar da Corrente lhe fará superior as outras pessoas, continue na assistência!

Se você achar que trabalhar na Umbanda irá lhe livrar de todos os problemas da sua vida, continue na assistência!

Se no período que você estiver trabalhando como membro ativo do Terreiro acontecer algum problema pessoal, como perder o emprego, por exemplo, e isso na sua opinião for culpa do Terreiro que deveria ter feito algo, continue na assistência!

Se você achar que a Umbanda só serve para fazer previsões do futuro, para que você possa se dar bem em todos os sentidos, continue na assistência!

Mas se seu objetivo for alcançar essas mudanças, e muitas outras, seja bem vindo a Umbanda!

Como diz o ponto de Preto Velho, cantado por Tio Antônio através de Zélio Fernandino de Moraes:

“Todo mundo qué Umbanda
 Qué, qué, qué Umbanda

Mas ninguém sabe o que é Umbanda
E qué, qué, qué Umbanda

Umbanda tem fundamento
 E qué, qué, qué Umbanda

Mas ninguém sabe o que é Umbanda

E qué, qué, qué Umbanda”

Pai Alexandre