quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

QUARESMA! O TERREIRO DEVE FECHAR?



Entramos no período da Quaresma, e todos os anos temos os questionamentos se o Terreiro irá funcionar ou não, e opiniões diversas, afirmando que deveria funcionar ou não.

Não vou expor a explicação pautando em certo e errado, cada Terreiro tem sua tradição e deve ser respeitada, irei apenas colocar como a Casa Estrela Guia entende e funciona neste período.

Os Terreiros que têm maior influência a Cultura Yorubá tem uma precaução muito grande no período da Quaresma, alguns Terreiros inclusive fecham e não fazem trabalhos nesse período, e colocam o chamado Contregum (cordão de palha trançado, com búzios encaixados amarrado no braço) nos participantes, e estes ficam o período da Quaresma em preceito. Isso ocorre porque segundo a Mitologia Yorubá, nesse período os Orixás estão em guerra, e os seres humanos que estão no Ayê (terra) ficam desprotegidos.

Os Terreiros com maiores influências Católicas ligam o período da Quaresma ao período em que Jesus passou os 40 dias no deserto e foi tentado pelo Diabo, e toda a representação da Santa Ceia, Caminho do Calvário, Crucificação e Ressurreição. Então para eles, neste período o baixo astral está solto, podendo causar muitos problemas, e muitos desses Terreiros também não abrem as portas neste período.

Sabemos também que os praticantes de magia, que fazem o mal a outras pessoas, utilizam desta época para concentrarem seus trabalhos mais pesados, e isto com certeza tem um reflexo no lado espiritual.

Na Casa Estrela Guia, temos o seguinte ensinamento do Plano Espiritual. O carnaval é uma época onde o baixo astral tem grande influência, isso porque temos grande consumo de drogas, muitas pessoas abusando de bebidas alcoólicas, muita promiscuidade, etc. essas atitudes atraem espíritos afins, e então temos uma maior atuação do baixo astral por este motivo, e o período da Quaresma é um período em que as baixas vibrações provindas do carnaval ainda estão voltando para os seus devidos lugares.

Apesar de toda essa baixa vibração, isso não é motivo para não desenvolvermos nosso trabalho, porque independente de qualquer vibração negativa, quem mais pode é Deus, e temos todas as forças dos nossos Guias e Orixás.
Pensando por esta lógica, quanto mais o baixo astral trabalha, mais temos que trabalhar para combater, e não fechar o Terreiro para nos precaver. Geralmente nessa época, os Baianos amarram uma proteção extra em todos, para que fique mais fácil a dissipação de energias que possam nos atrapalhar, e fora isso, o trabalho continua normalmente.

Boa Quaresma a todos!

Axé!

Pai Alexandre

Leiam: http://cegestrelaguia.blogspot.com.br/search/label/P%C3%A1scoa%20-%20Semana%20Santa%20-%20Quaresma

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

POMBA GIRA É...?



O comentarista do carnaval da Tv Globo, o Sr. Milton Cunha, fez um comentário muito infeliz quando tentou explicar o que era uma Pomba Gira.

Vemos tantas lutas na intenção de explicar um pouco o funcionamento da nossa religião, para que os preconceitos sejam quebrados, e vem uma pessoa sem o real conhecimento do assunto, e faz um comentário no maior meio de comunicação do país em rede nacional, comparando a Pomba Gira com uma prostituta.

Nada contra as prostitutas, mas de uma vez por todas vamos entender que a POMBA GIRA NÃO FOI UMA PROSTITUTA na vida passada, e está na Umbanda para se regenerar, quem precisa se regenerar é quem pensa dessa maneira.

As Pomba Giras em nossos Terreiros são guardiãs, protetoras e mensageiras que trabalham na Linha de Esquerda, e não vamos entender Linha de Esquerda como algo ruim, e sim como uma outra polaridade, ou polaridade esgotadora digamos assim.

As Pomba Giras começaram a ter maior popularidade nos Terreiros nas décadas de 60 e 70, junto com os movimentos pela libertação feminina que ganhavam força nesta mesma época.

Desde então temos uma forte atuação das Pomba Giras com mulheres que de alguma forma sentem-se inferiores, elas trabalham para mostrar que toda mulher tem seu grande valor na sociedade e deve ser respeitada.

Então não vamos deixar que comentários sem fundamentos como o do Sr. Milton Cunha denigram a imagem das Pomba Giras e rebaixem o importante trabalho que elas fazem, vamos espalhar, divulgar e compartilhar.

Pai Alexandre