A bondade e a cristandade de Cosme e Damião chamaram a atenção do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Ele deu ordem de prisão para os dois médicos cristãos, acusando-os de feitiçaria. Quando questionados acerca de suas atividades, eles responderam: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo”.Os irmãos foram então torturados e decapitados por se negarem a aceitar os deuses pagãos.
Os santos Cosme e Damião são hoje venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.
Qual o significado da distribuição de doces no dia de São Cosme e Damião?
Catolicismo – Conta-se que os santos ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e enfermos. Os dois são considerados protetores dos pequenos, e por isso em seu dia muitas pessoas repetem o mesmo gesto de carinho, que foi trazido pelos portugueses. A data é comemorada no dia 26 de setembro.
Umbandismo – Os umbandistas possuem entidades crianças chamadas de Erês, que pelo sincretismo religioso foram associadas aos santos católicos. Eles também fazem oferendas de doces, em busca de proteções. Comemoram no dia 27 de setembro, um dia depois da igreja católica.
Faz mal comer os doces de Cosme e Damião?
Independente da origem das guloseimas, o fato é que se trata de uma data doce, que deve servir para espalhar alegria, cada um com suas próprias convicções e dentro da mais absoluta harmonia. Delas, o único risco que se pode esperar é uma cárie ou umas calorias a mais no fim do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário