terça-feira, 7 de outubro de 2014

Iansã do Balè




Eparrei Iansã!!!
Gbale ou Igbalé ou Balé (aquela que retorna a terra):

É a Deusa dos mortos. É Ligada diretamente ao culto de Egun, por isso é a senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sobre os mortos, trazendo consigo uma falange de Egun que ela controla, pois todos temem seu poder. O culto a Egun nasceu nas mãos de igbalé quando ela fora buscar uma substancia que permitia a Xangô soltar fogo pelas narinas. Oyá ficou sabendo que o povo Tapa iria invadir a cidade de Baribas, então forrou na beira de um rio um pedaço de pano vermelho, colocou algumas cabaças, evocou os mortos e aquele pano tomou vida e saiu voando na direção dos inimigos, colocando-os para correrem apavorados.

É uma qualidade de Iansã que tem caminhos fortes com eguns, ela é a única que dança com eles, seu lugar é o cemitério a rainha dos espíritos dos mortos, a condutora dos eguns. Iansã Balé ou das Almas, que é muito solicitada e muito conhecida porque atua preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei que dão sustentação à vida. E como vida é Geração e Omolu atua no pólo negativo (Cósmico) da Linha da Geração, então Yansã Balè envia aos domínios de Omolú todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.

Uma das formas de identificação, desta qualidade de Iansã é o movimento das mãos, que esticam os braços para frente e os movimentam para cima e para baixo, normalmente as Iansãs elevam as suas mãos, as balançando e fazendo os movimentos circulares.

Devido a sua ligação com Egun é proibido vesti-la de vermelho, sua vestimenta é branca.

Que Iansã limpe os Eguns de nossas vidas, nos trazendo o seu Axé a sua força e vitalidade para os nossos caminhos.

Eparrei Iansã!!

Axé

Um comentário: