A vibração de Oxóssi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.
Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas. São caracterizados pela cor verde que corresponde ao elemento verde da natureza, as matas e o povo que as habita, os índios e seus mestiços, os Caboclos.
É a força cósmica da natureza comandando a mente por intermédio dos aromas e princípios curativos das ervas, inclusive da descarga humana, por meio dos banhos e defumações purificadoras que recebem das selvas os elementos primordiais dessas magias. Na Umbanda, é sincretizado com São Sebastião.
A linha de Oxóssi é famosa por ser a linha da grande maioria dos Caboclos. Oxóssi é conhecido na Umbanda como o senhor das matas e de todos os Caboclos. Desta linha provém uma força de grande poder que emana diretamente de Oxóssi .
A presença do índio brasileiro na umbanda é a prova incontestável de sua nacionalidade. Mesmo nas outras linhas a sua cultura está sempre presente. Ele representa a força. Nem poderia ser diferente, partindo de um povo morador nas matas e dentro das florestas e conhecedor de todos seus segredos, inclusive os espirituais.
Assistam o vídeo e se arrepiem, se encatem...
SARAVÁ OXÓSSI - Okê aro Oxóssi
SARAVÁ OS CABOCLOS E CABOCLAS DA UMBANDA - Okê Caboclos
"Se damos a mão a quem precisa, também nos apoiamos nela, pois ninguém chegará ao fim do caminho sozinho." - Cabocla Iara.
AXÉ!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário